terça-feira, 5 de outubro de 2010

Alfabetização

Qualquer caminhada longa começa sempre com o primeiro passo. Alguns começam mais cedo e outros mais tarde em função dos obstáculos que a vida lhes impõe. Assim, também vale para os estudos.
Quem não sabe ler, não consegue ver nada para além daquilo que o rodeia. Quem consegue ler, já pode ver o que os outros pensaram e falaram com os dedos. Quem pode e sabe ler é uma pessoa livre porque escuta o que os outros dizem e lê o que os outros escreveram.
Quem não sabe escrever perde uma parte de sua identidade. Porque os outros escrevem para ti e você não tem como dizer que está errado; se te chamares DAVID e outro escrever BABID, não terás como reclamar porque não sabes ler e nem tão pouco podes escrever.
Quem está na alfabetização pode crer que está a comprar sem dinheiro um pára- quedas. Um pára-quedas que lhe vai ajudar a conhecer outras culturas; um pára-quedas que lhe vai permitir ouvir o que não foi dito, mas escrito; um pára-quedas que lhe vai ajudar na educação de seus filhos.
Um alfabetizando é uma estrela lá ao fundo que começa a acender. Mas só vai brilhar com muita coragem, persistência e falta de receio para um dia dizer eu sou livre porque sei ler e escrever.
Bem haja a alfabetização e estão todos de parabéns.
(In adaptado, David Calivala)


Sem comentários:

Enviar um comentário